A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

VIAGEM A TERRA RONCA - Henrique Schnaider


Resultado de imagem para terra ronca

VIAGEM A TERRA RONCA
Henrique Schnaider

Vinicius não via a hora de chegar em Terra Ronca , ansioso rodava por aquela pequena São Domingos cheia de estradas de terra. 

Estava acompanhado  do guia Celso, pessoa experiente e muito habilitada para o serviço ao qual se prestava.

Aos poucos foram se aproximando de Terra Ronca , uma obra de arte esculpida pela natureza através de uma escavação de mais de 600 milhões de anos no Parque Estadual de Terra Ronca onde existem mais de 300 cavernas.

Finalmente chegaram à caverna denominada Lapa de São Vicente, considerada a sexta mais longa do Brasil e que ainda está sendo mapeada, possuindo 12 cachoeiras em seu interior, e por isso mesmo ainda perigosa de ser explorada.

Mas, Vinicius ainda em plena juventude e com o gosto pela aventura queria explorar justamente esta caverna, já que ouvira falar que existia um paredão de mais de quarenta metros de altura onde queria fazer rapel.

Entraram caverna adentro Vinicius e o guia Celso, maravilhados com o reflexo do sol dentro da caverna e os efeitos que causava. Foram aos poucos se aprofundando nos corredores subterrâneos clareando aos poucos o caminho rocha natural de carbureto mineral, e assistiram os efeitos naturais do caminho refletido pelos seus capacetes iluminados.

Chegaram ao paredão de 40 metros de altura,  e Vinicius encantado explorou o paredão com grande emoção.

Seguiram em direção a atração mais famosa da região “Terra Ronca” cuja entrada se dá por uma boca de 96 metros de altura e 120 de largura, onde existe o Rio Lapa que Vinicius tratou de explorar, embasbacado pela beleza dos salões grandiosos recheados de estalactites e estalagmites .

Vinicius de tão entusiasmado que estava, acabou por abusar da imprudência e num determinado instante acabou por se afastar do guia Celso e, sozinho, seguiu caverna a dentro sem perceber do perigo a que se submetia.

Quando se deu em conta do erro que cometera, já estava completamente perdido.
Quanto mais se adentrava na imensa caverna, mais perdido ficava  e como o carbureto do seu capacete terminando, Vinicius entrou num desespero típico de alguém perdido num labirinto sem fim.

Quando o capacete de Vinicius já dava sinais  de que ia se apagando,   o rapaz teve uma visão de um ser que lhe parecia um anjo e que indicava o caminho a seguir para sua salvação. O jovem não titubeou e seguiu este caminho, confiando que conseguiria voltar para a entrada da caverna. Seguiu, até que vozes e luzes vieram ao seu encontro. Era o guia Celso que pedira ajuda de outros guias experientes até que finalmente encontraram Vinicius para alivio geral de todos, principalmente do próprio Vinicius.

Recuperados do grande susto, continuaram o Jovem e seu guia a visita. Foram também visitar as 3 cavernas de São Bernardo com salões incríveis como o das pérolas.

De lá seguiram para a Lapa da Angélica uma das 10 maiores cavernas do Brasil com 14 Km de extensão onde assistiram a um Show maravilhoso de luzes,  proporcionado pela natureza.

A aventura de Vinicius chegou ao fim sem maiores problemas, mas com certeza numa próxima vez ele será um pouco mais cuidadoso. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

O cãozinho aventureiro - Alberto Landi

    O cãozinho aventureiro Alberto Landi                                       Era uma vez um cãozinho da raça Shih Tzu, quando ele chegou p...