A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

quarta-feira, 11 de maio de 2022

Ilusão de óptica que mudou minha vida - Alberto Landi


Ilusão de óptica que mudou minha vida

Alberto Landi

 

Era um final de tarde, ainda havia um resto do pôr-do-sol.

Estava no terraço de meu apartamento olhando para uma janela um pouco distante da minha, e havia uma mulher que parecia estar dividida ao meio por uma vidraça.

Meus olhos não se enganam, não é ilusão de ótica ou vidro defeituoso.

Na primeira metade superior é uma mulher de cabelos super curtos, pretos, nariz afilado, olhos claros, pequenos e redondos e todo o seu rosto se afinava em direção à ponta do queixo. O seu olha, daqueles que parecem observar de tudo.

Na minha visão, a janela é relevante nesta história!

Ela é esverdeada escura, multicolorida, sabe, aquelas em que as mãos e o pano de uma faxineira deixam marcas, desenhos e contornos, faz até um arco-íris no vidro?

Não tem divisão, é uma peça única.

Ela está lá, em pé, me olhando. Difícil imaginar que há uma pessoa dividida ao meio pelo vidro.

Sua segunda metade se mostra forte, vigorosa e ardente.

A dupla metade que faz um inteiro.

Continua me fitando, seu olhar penetrante vem em minha direção através do vidro que recebe os últimos raios solares, fazendo um bom reflexo. Nossos olhares se encontram como se fosse uma representação estática de uma película de cinema.

Cortada ao meio continua naquele lugar. Nem quebrando o vidro, ou estilhaçando não vai deixar de estar lá, estará ainda, nos mil pedaços, todos divididos ao meio pela vidraça.

É impressionante a interpretação do que vemos no mundo exterior.

Já se descobriram mais de 30 áreas diferentes no cérebro usadas para o processamento da visão.

Umas parecem corresponder ao movimento, outras a cor, outras a profundidade.

E o nosso sistema visual e o nosso cérebro tornam as coisas mais simples do que aquilo que elas são na realidade.

E é essa simplificação, que nos permite uma apreensão mais rápida da realidade exterior, que dá origem às ilusões de óptica.

Enfim, essa ilusão me aproximou da mulher que hoje é minha esposa, minha vida, mãe dos meus filhos, meu amor eterno porque nos encontramos no café da esquina e imediatamente nos reconhecemos e daí nunca mais nos sentimos separados por uma janela porque estamos juntos na riqueza e na pobreza...

A dupla metade que faz um inteiro.



 Dica:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

As Meninas da Casa Verde – CAITANA - Adelaide Dittmers

  As Meninas da Casa Verde – CAITANA Adelaide Dittmers   Caitana, a mais velha das meninas da Casa Verde, muito religiosa e sóbria, er...