A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

quarta-feira, 13 de abril de 2022

Santa Maria di Leuca - Alberto Landi

 



Santa Maria di Leuca

Alberto Landi

 

Santa Maria di Leuca, é uma pequenina cidade, provida de muitas lendas, muita natureza, mar e sol, e outras belezas.

Situada na província de Lecce, entre os mares Adriático e Jônico, bem no extremo do calcanhar da bota, na região de Puglia. Seu nome deriva do grego, Leukos, que significa iluminado pelo sol.

Há uma lenda muito interessante, que dizem, que no extremo da península de Salento vivia uma linda mulher, com delicada pele branca como porcelana, olhos azuis como o mar e cabelos dourados como trigo, seu nome, Tálassa.

O seu canto chamava a atenção, até que um dia, um pastor chamado Menelau, passando com seu rebanho, foi atraído pela sua voz suave e delicada.

Tentou seduzi-lo, mas foi em vão, ele já estava comprometido com uma mulher da aristocracia de Lecce, de nome Ilítia.

Furiosa diante da recusa, Tálassa jurou vingança.

Com o decorrer do tempo, ela percebeu que o casal gostava de caminhar ao longo da costa, evocou os deuses, para que uma grande tempestade desabasse, deixando os céus cinza, o mar revolto e ventos ferozes.

Caíram no mar, e morreram.

Minerva, a deusa, vendo esta cena do Olimpo, sentiu muita pena do casal e resolveu petrificar os corpos, para eternizá-los. Para isso criou dois promontórios, entre os dois mares.

Assim, eles puderam manter o amor, porém, sem poder se tocar.

Com muito remorso, Tálassa, perdeu sua linda voz e por fim se suicidou.

Dizem que ela se transformou em rochas brancas que ficam entre dois cabos. Essa é uma das lendas muito comentadas nessa região.

O lugar mais interessante e com um visual de tirar o fôlego, é da Basílica, situada ao lado do farol, onde há um templo dedicado à Minerva, e para os cristãos simbolizam o portal para o paraíso. Deste ponto se avista os mares Adriático e Jônico, com suas águas cristalinas e o céu azul, parece uma pintura feita por um grande artista.

Descendo para a marina, há escadarias, são 284 degraus para descer e outros tantos para subir.

É um pedaço da Itália sensacional!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

A ÚLTIMA CARTA - Helio Fernando Salema

  A ÚLTIMA CARTA Helio Fernando Salema     Ainda sentada em frente ao gerente do Banco, Adélia viu, no seu celular, a mensagem de D. Mercede...