A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

terça-feira, 21 de setembro de 2021

A CARTOMANTE - Alberto Landi

 


A CARTOMANTE

Alberto Landi

 

Caterina, recém-casada e ainda desfrutando da lua de mel, foi surpreendida com uma notícia bem triste.

O casal foi separado quando irrompeu a Segunda Guerra, e ele é enviado para o fronte de batalha na Sicília. Não havia alternativa   para dizer não diante da convocação.

Ele se foi entre prantos e soluços.

Caterina, desesperada saiu à procura de uma cartomante, que por sinal, era muito famosa, que atende com hora marcada, com pagamento adiantado e de um valor bem considerável.

Ela foi cordialmente recepcionada pela mesma numa sala em um ambiente à meia luz.

— O que deseja saber minha jovem?

— O meu esposo foi convocado para a guerra no fronte, e eu gostaria de saber se ele vai retornar! Por favor, veja nas cartas e na quiromancia o que dizem.

A cartomante começou a fazer seus ensaios, como de praxe fazia com outros clientes. Jogou as cartas, olhou... analisou...pensou... repensou...

Caterina continuava apreensiva e desesperada.

— Por favor, fale logo, pelo amor de Deus!

— Minha jovem, não é meu hábito falar aos meus clientes o que as cartas e a quiromancia me dizem. É isso que me difere das outras cartomantes que existem por aí.

— Você pode aguardar na sala ao lado, que a minha secretária te levará por escrito o resultado da consulta.

 Caterina foi para outra sala, um tanto angustiada. Recebeu o envelope pela secretária e não se contendo de tanta curiosidade e desespero leu o conteúdo.

— Graças ao bom Deus, pelas boas notícias!

 A mensagem dizia:  Irás Voltarás Nunca Morrerás

Passou muito tempo, um ano se foi e a guerra se findou. Passaram-se mais dias e nada do soldado retornar.

Caterina voltou à casa da cartomante, furiosa, esbravejando, disposta a tudo.

— Calma minha jovem, calma.

— Como calma? Você disse que meu marido voltaria, onde está ele? Paguei um valor considerável e tudo que foi dito era mentira.

— Calma, deixe-me ver o papel.

— Olhe aqui!

Irá  Voltará   Nunca Morrerá

A sábia e matreira  cartomante leu e explicou:

— Minha jovem, não te enganei.

— Como não?

— A minha secretária esqueceu de colocar a pontuação no pequeno texto. Veja;

Irá Voltará Nunca Morrerá

O correto é:

Irá. Voltará? Nunca. Morrerá!

Um comentário:

  1. Parabéns Landi. Você muito habilmente mostrou a esperteza da cartomante.

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

A ÚLTIMA CARTA - Helio Fernando Salema

  A ÚLTIMA CARTA Helio Fernando Salema     Ainda sentada em frente ao gerente do Banco, Adélia viu, no seu celular, a mensagem de D. Mercede...