A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Amizade curiosa - Ana Catarina Sant’Anna Maues



Resultado de imagem para expedição de Cabral

Amizade curiosa
Ana Catarina Sant’Anna Maues
  

De: Paulo Vitor
Para: Pedro Álvares Cabral

     Olá Cabral! Desculpe a intimidade, mas te conheço há séculos. A aventura que protagonizastes fantasiou minha mente infantil e seguiu comigo. Eu vi as embarcações deixando o porto de Lisboa e tomarem rumo no mar; eu vi desaparecerem no horizonte as torres mais altas do Jerônimo; eu vi o nevoeiro de três dias, e logo após, o monte crescendo e crescendo conforme as naus aproximavam-se de terra firme. Eu senti o sal por todo o percurso; eu senti o aperto da saudade que chegava sem aviso; eu senti a vitória no grito Terra a vista! Eu ouvi os choros; eu ouvi os risos; eu ouvi as orações. Daí, Cabral, quero dizer que, por mais que não tenhas o prestígio que mereces como pioneiro na história daí, e não ocupes acentuado destaque na história daqui, tendo até quem trame retirar-te a conquista da terra, possuis minha total admiração e respeito, pois a aventura que vivemos determinou meu destino. Hoje sou comandante também, o turismo minha bandeira. Levo em média cinco mil passageiros e percorro em doze dias, o caminho que fizestes em quarenta e quatro. 
Sem mais despeço-me com apreço. Paulo Vitor.



De: Pedro Álvares Cabral
Para: Paulo Vitor

     Ora pois, pois, gajo. Não estou a lembrar-me de ti! Por certo recordar-me-ia. Eras, por acaso, um pirralho? Mas deixemos de lado tais coisas e vamos ao que interessa. Pois bem! Não sei do que estais a falare. Como pode ser cinco mil marujos? Isto é deveras gigantesco. Estupendo, pois não?  Mas dou-te vivas por abraçar carreira tão majestosa. Ao conversarmos sobre tempo tão longínquo, recordo-me de uma bela rapariga que tocou-me o coração. Era nativa da terra recém descoberta. De cabeleira negra, pele avermelhada e corpo nu, encantei-me com a visão logo de pronto. Mas tive que abandonar a bela cachopa quando retornei a Portugal. Cá chegando enfrentei repreensões de Dom Manuel, o Venturoso, devido a escassa quantidade de tesouro que trouxera da ilha de Vera Cruz. Furioso estava, pois destinou o envio de dez naus e três caravelas ao desconhecido, mantendo forte esperança por riquezas. Daí não agradei a Vossa Majestade, e fui punido. Em resumo foi isto que se sucedeu. Sem mais rogo abençoa de Deus na sua vida.

Pedro Álvares Cabral.                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

A última carta. - Adelaide Dittmers

  A última carta. Adelaide Dittmers   Suzana segurou o envelope meio amassado, como se tivesse passado por diversas mãos. Um frêmito s...