A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Lisboa, 05 de dezembro de 1500 - Hirtis Lazarin





Resultado de imagem para expedição de Cabral


Lisboa, 05 de dezembro de 1500
Hirtis Lazarin


                                                                 Pero (sem sobrenome)

    Homem maldito, despertaste em mim o inferno da ira.  A vontade de te destruir é tão forte que queima e explode dentro de mim.  Meu coração não pulsa mais no compasso;  ele corre desvairado atropelando meu equilíbrio e minha sensatez.  Faíscas de fogo brotam dos meus olhos e me deixam cego.  E tão ferventes são que, se lançadas em tua direção, derreter-te-iam em segundos.

     Eu, homem de pouca fé que sou, humilho-me, ajoelho-me e rogo a Deus que aquiete minha pessoa e permita a mim colocar neste papel o juízo que faço de ti.

     Quão insolente foste tu ao dirigir-te a este capitão-mor.   D. Manuel, nosso rei e soberano, lançou-me numa perigosa empreitada por águas bravias e pouco conhecidas.  Só confiou-me tal missão porque acreditava na minha bravura e destemor.  E, para glória do nosso povo, cheguei à Terra de Santa Cruz.  Mais uma conquista portuguesa.  A terra é tão fértil e pródiga que, por estas bandas de cá, já se ouve falar que "nela se plantando tudo dá".  As árvores do tronco vermelho são tantas, mas tantas... que não dá nem pra contar.  Até já posso vê-las, ora pois, transformadas em tantas novas embarcações, navegando por outros destinos.

     Quão insolente foste tu ao criticar o tratamento de meu feitio à tripulação que comandei.

     Quão insolente foste tu reclamando que trabalhava debaixo de tanto sol e que dos lombos escorria suor de raiva e rancor.  Esqueces-te por acaso de onde saíste?  Lembro-te: foi de um calabouço fétido, entalhado no mais alto da torre.  As paredes úmidas e emboloradas lá jazem inertes, arranhadas todas por unhas nervosas e desesperadas.  Paredes esburacadas que parem ratos e baratas.  Ratos que comem baratas e baratas que comem nada.  E famintas e enfraquecidas percorrem aqueles corpos quase nus, atraídas pelo cheiro forte e nauseante que exalam.   Ora pois, esqueceste também o terror que sentias dos gemidos sofridos, noite e dia, os gemidos dos que ali morreram de morte verdadeira ou de morte matada pela certeza do "nunca mais"?

     Quão insolente foste tu em não reconhecer o gesto piedoso do nosso soberano, libertando-os daquele inferno em troca do trabalho nas grandes expedições.

     Quão insolente foste tu em me maldizer com a certeza de que o nome deste servidor de Vossa Majestade jamais entraria para a história da Terra de Santa cruz.  Ah! Ignorante e petulante que tu és, informo-te que o nome de PEDRO ÁLVARES CABRAL já está agraciado, juramentado e lacrado nos compêndios da literatura de Portugal.  Morrerei em paz e com a certeza do dever cumprido.

     Informo-te que pela insolência da sua pessoa e pelo valor que represento ao meu povo, nosso Rei cobrar-te-á pagamento justo e merecido.  Perderás a liberdade e deixarás de desfrutar das maravilhas da Terra Nova.  Esqueça, ora pois, das índias formosas da pele de mel e dos cabelos negríssimos e de comprimento tal que se arrastam pelas costas e por toda frente, escondendo-lhes a parte da vergonha.  E que todos os homens machos rezam pra que uma ventania chegue sem aviso prévio e cumpra sua missão: varrendo folhas e jogando cabelos ao léu.

     O portador desta apresentar-se-á acompanhado de um homem de pele cascuda, grossa, mas de voz fina;  braços troncudos e firmes, mas de andar  cambaleante; de cabeça comprida e ideias curtas.  Leva algemas e uma missão: trazer-te de volta à masmorra, de onde nunca deverias ter saído, ora pois, pois.
     
        PEDRO ÁLVARES CABRAL  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

A última carta. - Adelaide Dittmers

  A última carta. Adelaide Dittmers   Suzana segurou o envelope meio amassado, como se tivesse passado por diversas mãos. Um frêmito s...