A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Livro Intrigante - Ana Catarina Santanna Maues


Resultado de imagem para livro antigo

Livro Intrigante
Ana Catarina Santanna Maues

     Caminhava distraído pela portaria do meu prédio, ia até a rua comprar pão, minha rotina de todos os dias, quando chutei algo no chão. Com pouca luz no ambiente, pois ainda não tinha dado seis da manhã, não identifiquei o que era.  Forçando bem a vista, pois a penumbra era grande, procurei por algo ali próximo de mim. Foi quando vi um pacote, no início pensei ser, mas quando abaixei para juntar tratava-se de um envelope e nele estava escrito o meu nome, Jaime, com letras garrafais.  Fiquei espantado com o sucedido. Que estranho! Quem teria deixado um envelope para mim?


     Não teria a quem perguntar, pois nem porteiro tínhamos, fazia tempo. Por certo teriam enfiado pela fresta da porta. A curiosidade devorava-me e eu retornei ao apartamento doido para ver o conteúdo do tal envelope. Lá chegando não abri, rasguei tamanha ansiedade. Deparei-me com um livro bem velho, fino, escrito todo numa língua que não conhecia. Quanto mais passava os olhos por ele mais aguçada ficava minha curiosidade. Com a respiração presa, não parava de folhear,  e mais surpreso fiquei quando notei algumas páginas marcadas,  nelas frases sublinhadas e números circundados. A partir daí pensei num grande mistério a traduzir. No auge dos meus quatorze anos procurei sem sucesso entender que língua era aquela em que ele estava escrito e as tais marcações. Com o tempo deixei-o de lado, segui o curso da minha vida, esqueci-o num canto qualquer e nunca mais lembrei dele. 



Viagem fantástica

   E chegou  2017.  Lá se vão mais de sessenta anos debruçado sobre livros, fazendo viagens a lugares longínquos, mantendo contato com os mais variados povos e tipos de pessoas, tudo isto em nome do que acredita ser a mais fabulosa pesquisa que revolucionará o mundo moderno,  mais até que  a informática e seus desdobramentos. Hoje Dr. Jaime parte para a Suíça e vai finalmente realizar o primeiro teste, fruto de seu trabalho solitário. Conseguiu autorização para usar o maior acelerador de partículas do mundo e está prestes a comprovar todas as suas suposições. Está bastante entusiasmado e fala consigo mesmo, apertando contra o peito um pequeno livro:

—  Empenhei toda minha vida nisto! Aqui está o resumo de décadas de trabalho, que precisei escrever em dialeto africano de uma tribo já extinta para não correr o risco de alguém roubar e patentear minha  pesquisa. Nele está o passo a passo do que busquei incansavelmente, obstinado em descobrir e que sei que consegui. Tenho certeza de que se confirmará positivamente no laboratório de Genebra o que busquei por anos.

Enquanto fala,  pega uma caneta e direciona-a ao livro:

 —  Agora basta que eu marque as páginas principais, sublinhe as palavras chaves e circunde os números da sequência correta e ninguém descobrirá o que há por trás disso, UMA VIAGEM NO TEMPO.

   Ao pronunciar estas palavras, Dr. Jaime sente um arrepio por todo o corpo. 
Totalmente paralisado e fitando o pequeno livro,  revê o que acabou de fazer:  
      
 Marquei as páginas, sublinhei palavras chaves, circundei números.

   Sua mente inundou lembrando-se de quando tinha quatorze anos de idade, recordação que aqueceu seu coração e  iniciou  uma busca frenética por todo o apartamento. Abrindo gavetas, afastando livros na estante, vasculhando cada canto possível,   procurava, procurava, procurava, até que chegou a um velho armário  próximo a área de serviço e avista por trás de objetos empoeirados, ele. Aproximando lentamente uma das mãos, segura o tal objeto. Trata-se de um pequeno livro, que automaticamente compara com o que carrega na outra mão. São idênticos. Dr. Jaime já chorando, cai de joelhos e exclama absolutamente perplexo com sua constatação:                                                              

— Realizei a viagem no tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

A última carta. - Adelaide Dittmers

  A última carta. Adelaide Dittmers   Suzana segurou o envelope meio amassado, como se tivesse passado por diversas mãos. Um frêmito s...