A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

AINDA HÁ TEMPO PARA AMAR - CONTO COLETIVO 2011

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

quinta-feira, 29 de julho de 2021

FRUTOS DA TERRA - Henrique Schnaider

 




FRUTOS DA TERRA

Henrique Schnaider

 

Gravura de um menino correndo preso em uma das pernas numa raiz de uma árvore. Foi feita pelo escultor e pintor João dos Anjos em homenagem ao nosso grande Campeão Olímpico dos oitocentos metros Joaquim Cruz.

O que impressiona nesta gravura é a mensagem que João dos Anjos nos passa, já que fica subentendido que Joaquim é um Campeão raiz, fruto genuíno da Árvore criadora de grandes atletas.

Ao mesmo tempo pode-se ver uma noite maravilhosa cheia de estrelas brilhantes.

É uma obra prima deste grande escultor-Pintor João dos Anjos.

Este gênio brasileiro, nasceu na cidade mineira de Juiz de Fora. Seus pais eram muito pobres e o que ganhavam mal dava para se alimentarem. O menino demonstrou desde cedo seus dons para a pintura e a escultura.

Pedia aos pais um lápis e papel e fazia desenhos de paisagens e de animais e seus pais ficavam encantados com a perfeição com que ele desenhava. Pedia ao pai argila pois aprendera na escola a trabalhar com este material e já fazia com muita facilidade como fazia na pintura, figuras de animais e de pessoas.

Dona Carminha, patroa da mãe de João que se impressionou com o dom que o menino possuía, resolveu patrocinar os estudos do menino João e o trouxe para a Escola de Belas Artes de Belo Horizonte.

A esta altura o precoce menino de Juiz de Fora com quinze anos de idade, se destacou nos cursos de tanto de Pintura e Escultura se formando aos vinte anos de idade. Já famoso por participar em exposições em várias capitais brasileiras, bem como em Paris,  Londres, Madrid e também nos Estados Unidos.

Hoje João dos Anjos é um nome consagrado mundialmente e seus quadros são disputadíssimos, atingindo preços exorbitantes. Os marchands de todo mundo disputam o privilégio de poder representar suas obras.  

Atualmente o gênio de nossas artes trabalha numa escultura maravilhosa de três metros de altura de uma ave símbolo da Amazônia a Ararinha Azul, que ficará na entrada principal do Palácio do Planalto.

João dos Anjos é um gênio das artes do Brasil e será condecorado como um dos principais artistas do nosso País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

O CASAMENTO REAL - Alberto Landi

  O CASAMENTO REAL Alberto Landi  Em uma manhã ensolarada de 22 de maio de 1886, as ruas de Lisboa se encheram de flores e música para cel...