ALMOÇO NA RELVA
Alberto
Landi
Louise
era filha de um acrobata de rua e de uma cantora de cabaré. Teve uma infância
dura, complicada e solitária.
Durante
os seus primeiros anos foi criada pela avó materna, mas depois de maus-tratos,
foi entregue à avó paterna, que dirigia um bordel nos subúrbios de Paris, e com
frequência ficava sob os cuidados das prostitutas.
Saía
do bordel para se encontrar com o seu pai no mundo dos acrobatas de rua,
acompanhando em suas apresentações, em circos itinerantes.
Com
15 anos de idade mostrava dons musicais e passou a se apresentar nas ruas e
subúrbios de Paris.
Começou
a construir seu próprio caminho.
Deixando
seu pai, começou a cantar nas ruas de Pigalle e Montmartre.
Levava
sempre uma vida tumultuada, se relacionando com personagens do baixo mundo, até
que um dia foi descoberta por um proprietário de um clube noturno de Montmartre
que ofereceu a ela cantar algumas noites em seu cenário.
Com
o decorrer do tempo, tornou-se a cantora mais importante da região.
Vale
lembrar que essas duas regiões eram conhecidas como bairros dos pintores, ruas
estreitas e empinadas formam uma rede que inclui cabarés até os arredores da Basílica
de Sacré Coeur, ambiente frequentado também por boêmios e artistas.
Muitos
deles moravam ou frequentavam essa região.
Degas,
Cézanne, Manet, Van Gogh, Monet, Renoir, Lautrec frequentavam o lugar
contribuindo para criar um clima libertário.
Por
tornar-se uma cantora importante dessa região, atraiu a frequência desses
pintores, artistas, intelectuais que se encantaram com o seu estilo de canto.
O
próprio Manet em certa ocasião disse ao amigo Degas:
“Ela
é um verdadeiro rouxinol, pois apresenta inúmeras tonalidades musicais”
Despertava
assim com as suas canções o símbolo do amor e otimismo entre as pessoas, era um
sinônimo de alegria vê-la cantar.
Com
isso o clube noturno passara a ter uma lotação plena em todas as noites.
Em
uma de suas apresentações, conheceu alguns pintores impressionistas.
Nessa
altura já fazia parte da intelectualidade francesa, deixando para trás o baixo
mundo.
Tornou-se
uma grande amiga de Manet e Renoir, a ponto de ser convidada a fazer parte de
uma composição que Manet há muito tempo estava a esboçar.
Manet
escolheu uma pequena floresta nos arredores de Paris para um picnic. Na
composição participavam Louise, uma amiga de Manet e seus dois irmãos. Ambiente
descontraído apresentando liberdade de nudez.
Assim
nascia uma pintura que se tornou famosa ao longo de todos os tempos: ALMOÇO NA RELVA
Raios
de sol e sombra predominavam no ambiente.
Louise
estava posicionada num plano secundário da pintura, banhando-se num pequeno
riacho tendo ao seu lado direito um pequeno barco ancorado. No primeiro plano
aparece a amiga de Manet nua.
Muito
criticado essa tela por conter nudez, mas com o tempo foi absolvido e elogiado
pela crítica francesa.
Essa
pintura se tornou famosa de um dos mais importantes pintores impressionistas,
Manet.
Louise
ficou muito envaidecida e agradecida pela oportunidade de sua participação
nessa composição.
A
pintura foi muito criticada não só pela sua nudez, mas também porque o pintor
usou modelos familiares.
Era
moderna demais para sua época, pois seguia o padrão do tamanho humano.
Esse
foi o ponto de partida para o impressionismo e arte moderna.
Manet
é tão importante para o impressionismo, como Cimabue e Giotto foram para o
renascimento italiano.
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