A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

AINDA HÁ TEMPO PARA AMAR - CONTO COLETIVO 2011

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

terça-feira, 4 de junho de 2024

PASSADO SOMBRIO - parte 1 - Vanessa Proteu

 



PASSADO SOMBRIO

Vanessa Proteu


Parte 1

 

Era um dia agitado na agência de publicidade “Impulsione”, onde trabalhava o divertido jovem Fernando Maldonado. Apesar de muito ocupado com seus afazeres, não deixou passar despercebida a presença do professor doutor em economia, Henrique Fernandes. Um senhor de 90 anos, bem-sucedido, refinado, porém pesaroso, solitário e com um olhar vazio como se sua essência tivesse sido roubada; um pouco sem vida, um pouco sem brilho, um pouco sem alma.

 Enquanto o observava, Fernando se lembrava de como a morte da importante senhora Laura Soares Fernandes havia sido de causa estranha, pouco esclarecida. O fato havia ocorrido há 30 anos e Fernando nem havia nascido, mas por se tratar de uma família muito conhecida na cidade, era algo muito comentado e isso aguçava a curiosidade desse agente de publicidade cujo hobby era fazer investigações secretas.

Passou a investigar a vida daquele senhor desde a juventude e descobriu que ele nem sempre foi amargo, que gostava de música clássica e que o matrimônio com a poderosa mulher do mercado financeiro, Laura Soares, era o segundo casamento e também a segunda viuvez. Sua primeira esposa havia cometido suicídio, pelo menos era isso que constava do registro médico.

Foram meses de buscas, e Fernando não encontrou nada que ligasse o velho professor à morte de dona Laura. Porém, ao pesquisar uma biografia antiga acerca da vida dela, percebeu que ela tinha sido mãe na juventude, dera à luz a um menino e o chamou de Abílio Soares.

Fernando acabou descobrindo por meio de tecnologias digitais que esse Abílio Soares se tornou Deputado Estadual em São Paulo e que desde cedo seguia a carreira política. Casado e pai de duas filhas, atualmente com 65 anos. A apuração de Fernando não teve o sucesso esperado, mas era isso que o motivava.

Só não motivava mais do que ver a sua paixão, Milena.  Jovem charmosa, de riso fácil, cativante e tão misteriosa quanto ele. Milena não era muito de falar sobre sua família nem de si mesma. Era de São Paulo e estava cursando Direito no Rio. Aliás, foi fazendo um trabalho de pesquisa que ela conheceu o Fernando. Eles se encontraram na empresa de publicidade. Moça de corpo bonito de voz suave. Quando seus olhos verdes encontram os dela, a certeza o domina; ele quer essa menina. Seu coração estremece e é assim que tudo acontece entre os dois.  Mas enquanto ele esconde dela e de todos o seu desejo por investigação, a jovem esconde o mistério sobre o passado de sua família.

Isso a aterroriza há algum tempo.  Às vezes, ela só queria dividir o fardo com alguém, mas Fernando, tão honesto, cheio de atitude, suportaria saber de algo tão terrível? Ela preferia esquecer o passado tenebroso e desfrutar a terrível paz no Rio de Janeiro ao lado do seu amor, cuja risada alta espantava qualquer pesadelo.

Um dia, entre um trabalho e outro, Fernando resolveu pesquisar mais a carreira de Abílio Soares e percebeu que alguns escândalos marcaram sua candidatura, bem como denúncias de lavagem de dinheiro e outros tipos de corrupção. Imprimiu os papéis e levou para casa a fim de esmiuçar tudo aquilo.

Acabou descobrindo que Milena era uma de suas filhas: Milena Soares, filha de Abílio Soares. Isso fez com que Fernando buscasse fosse mais fundo, apesar de estar dividido entre suas duas paixões: o seu amor por Milena e o seu prazer por investigação.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

O CASAMENTO REAL - Alberto Landi

  O CASAMENTO REAL Alberto Landi  Em uma manhã ensolarada de 22 de maio de 1886, as ruas de Lisboa se encheram de flores e música para cel...