A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

AINDA HÁ TEMPO PARA AMAR - CONTO COLETIVO 2011

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

quinta-feira, 29 de abril de 2021

GILDA A INJUSTIÇADA - Henrique Schnaider

 



GILDA A INJUSTIÇADA

Henrique Schnaider

 

Gilda trabalhava a trinta anos desde a fundação da Empresa, sempre com muita dedicação e fidelidade. O patrão Carlo sempre a tratou com nenhuma consideração. Muito pelo contrário, a tratava de forma ríspida com casca e tudo.

A infeliz da Gilda andava sem paciência e a explosão poderia acontecer a qualquer momento. Continha-se a muito custo e além do que Carlo nunca deu nenhuma demonstração de reconhecimento por tantos anos de serviços prestados.

Gilda sentia-se humilhada, já que o patrão a tratava mal na frente de outras pessoas e não pode haver coisa pior do que você se sentir diminuído na presença de outras pessoas.

Gilda continuava solteira e sozinha, além de não ter casado, sua mãe faleceu e ela pouco via seus irmãos que moravam em outro País. Amigas tinha poucas e nenhuma mais chegada.

Quando ia para a Empresa onde entrava as sete da manhã, já chegava pensando com o estomago embrulhado de ter que olhar e passar mais um dia com Carlo.

— Quem este sujeito pensa que é! Não aguento mais tanta desconsideração e qualquer dia destes ele vai conhecer a outra Gilda que existe dentro de mim e tenho certeza de que não vai gostar.

Dali para frente, o desgosto foi tomando conta dela na forma de ódio e crescendo cada vez mais à medida que era maltratada e não reconhecida. Carlo para ela, se tornou o diabo em forma de gente.

Ideias estranhas e perigosas, começaram a fluir na mente dela num verdadeiro turbilhão de ódio incontrolável. Tomava conta de todo o seu ser. Começou a tomar forma, uma ideia de vingança contra Carlo e Gilda não conseguia mais dominar seus mais baixos instintos.

A perfeita funcionária iniciou um trabalho de sabotagem na Empresa. Carlo, apesar de como a tratava, tinha a mais absoluta confiança e entregava todos os seus investimentos nas mãos dela.

Sorrateiramente ela iniciou um trabalho para afundar a vida financeira de Carlo. Investiu em Empresas na Bolsa de Valores que tiveram uma desvalorização grande, dando um enorme prejuízo ao seu patrão.

Enquanto Carlo dormia tranquilo e confiante aceitando as explicações esfarrapadas dela, Gilda tratava de dar um fim a todo Patrimônio Financeiro do patrão.

Quando Carlo finalmente caiu na realidade, já estava quebrado e com muitas dívidas, totalmente enrolado. Gilda fez questão de ela mesma dizer a ele, que assim como foi tratada durante trinta anos de bons serviços de forma injusta e desleal, ela pagou na mesma moeda e se vingou por tudo o que passou.

Carlo teve que fechar a Empresa, pois faliu e ficou na miséria. Gilda sumiu e nunca mais foi mais encontrada, deve estar vivendo uma vidinha boa aposentada e vingada por tudo que passou na vida sendo maltratada pelo patrão.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

O CASAMENTO REAL - Alberto Landi

  O CASAMENTO REAL Alberto Landi  Em uma manhã ensolarada de 22 de maio de 1886, as ruas de Lisboa se encheram de flores e música para cel...