A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

AINDA HÁ TEMPO PARA AMAR - CONTO COLETIVO 2011

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

PASSADO SOMBRIO - Vanessa Proteu

 



PASSADO SOMBRIO

Vanessa Proteu

 

Era um dia agitado na agência de publicidade “Impulsione”, onde trabalhava o divertido jovem Fernando Maldonado. Apesar de estar muito ocupado, não deixou passar despercebida a presença do professor doutor em economia, Henrique Paiva. Um senhor de 90 anos, bem-sucedido, refinado, porém pesaroso, solitário e com um olhar vazio como se sua essência tivesse sido roubada; um pouco sem vida, um pouco sem brilho, um pouco sem alma.

Enquanto o observava, Fernando se lembrava de como a morte da importante senhora Laura Soares Paiva havia sido de causa estranha, pouco esclarecida. O fato havia ocorrido há 30 anos e Fernando nem havia nascido, mas por se tratar de uma família muito conhecida na cidade era algo muito comentado e isso aguçava a curiosidade desse agente de publicidade que tinha por hobby investigações secretas.

Passou a investigar a vida daquele senhor desde a juventude e descobriu que ele nem sempre foi amargo, que gostava de música clássica e que o matrimônio com a poderosa mulher do mercado financeiro, Laura Soares, era o segundo casamento e também a segunda viuvez. Sua primeira esposa havia cometido suicídio, pelo menos era isso que constava do registro médico.

Foram meses de buscas, e Fernando não encontrou nada que ligasse o velho professor à morte de dona Laura, porém ao pesquisar uma biografia antiga acerca da vida dela, percebeu que ela tinha sido mãe na juventude, dera à luz a um menino e o chamou de Abílio Soares.

Fernando acabou descobrindo por meios digitais que esse Abílio Soares se tornou Deputado Estadual em São Paulo e que desde cedo seguia a carreira política. Casado e pai de duas filhas, atualmente com 65 anos. A apuração de Fernando não teve o sucesso esperado, mas era isso que o motivava.

Só não motivam mais do que ver a sua paixão, Milena.  Jovem charmosa, de riso fácil, cativante e tão misteriosa quanto ele. Milena não era muito de falar sobre sua família nem de si mesma. Era de São Paulo e estava cursando Direito no Rio. Aliás, foi fazendo um trabalho de pesquisa que ela conheceu o Fernando. Eles se encontraram na empresa de publicidade. Moça de corpo bonito, de voz suave. Quando seus olhos verdes encontram os dela, a certeza o domina; ele quer essa menina. Seu coração estremece e é assim que tudo acontece entre os dois.  Mas enquanto ele esconde dela e de todos o seu desejo por investigação, a jovem esconde o mistério sobre o passado de sua família.

Isso a aterroriza há algum tempo.  Às vezes, ela só queria dividir o fardo com alguém, mas Fernando, tão honesto, cheio de atitude, suportaria saber de algo tão terrível? Ela preferia esquecer o passado tenebroso e desfrutar a terrível paz no Rio de Janeiro ao lado do seu amor, cuja risada alta espantava qualquer pesadelo.

Um dia, entre um trabalho e outro, Fernando resolveu pesquisar mais a carreira de Abílio Soares e percebeu que alguns escândalos marcaram sua candidatura, bem como, denúncias de lavagem de dinheiro e outros tipos de corrupção. Imprimiu os papéis e levou para casa a fim de esmiuçar tudo aquilo.

Acabou descobrindo que Milena era uma de suas filhas: Milena Soares, filha de Abílio Soares. Isso fez com que Fernando fosse mais fundo, apesar de estar dividido entre suas duas paixões; o seu amor por Milena e o seu prazer por investigação.

PARTE 2

O rapaz sabia que seu relacionamento com a filha do deputado poderia facilitar sua busca a fim de desvendar os segredos assombrosos daquela família.

Embora não quisesse magoar sua amada, ele precisava ficar mais próximo dela para descobrir detalhes acerca dos Soares. Assim, mudou-se temporariamente para o apartamento de Milena.

Por estar muito distraída, Milena deixou seu computador ligado e com a tela desbloqueada enquanto foi tomar banho. Fernando aproveitou esse descuido para analisar os e-mails dela. Ele, movido pelo seu espírito investigador, sabia que ali encontraria alguma pista.

O jovem publicitário possui habilidades notáveis de informática e consegue vasculhar com agilidade as pastas e arquivos de Milena. Nada pode passar despercebido, nenhum detalhe pode ser perdido. Sua sobrancelha arqueou à medida que sua testa franzia e um semblante de frustração tomava conta do seu rosto.  Foi até a pasta de fotos da família dela e começou a traçar um perfil psicológico através das imagens que via.  Percebeu que, apesar de corrupto, o Sr. Abílio parecia se relacionar bem com a família e em todas as fotos com a filha ele parecia carinhoso; carinhoso de um modo excessivo do ponto de vista de Fernando. A menina, apesar de tanto carinho recebido, parecia desconfortável e com um semblante abatido em quase todas as fotos ao lado do pai.

Ele se distrai em sua análise e não percebe que Milena sai do banho e nota que ele está usando o seu computador. Nervosa, ela pergunta o que ele está fazendo mexendo em suas coisas sem a devida permissão. Fernando se vira para ela meio que perplexo e pergunta sobre a relação dela com o pai. Revela que sabe que ela é filha de Abílio e ficou curioso sobre o assunto. Demonstra preocupação com o que analisou nas fotos, mas gostaria de ouvir dela se suas suposições estavam corretas.

Milena abaixa a cabeça ao passo que seu rosto enrubesce. Ela passou muito tempo guardando algo tão terrível. Suas mãos suavam, suas pernas se estremeceram e seus olhos ficaram marejados. Sentou -se na beirada da cama e permitiu que suas lágrimas caíssem. Chorava de tão modo que sua voz sumia. Na verdade, essa voz já havia sido calada durante todos aqueles anos.

Fernando, então, a tomou em seus braços como se fosse um refúgio diante da tempestade que se aproximava dela. Milena, por sua vez, recusou o contato. Porém, de forma sutil e constrangedora. Ele resolveu se afastar e respeitar o espaço que ela determinou. A jovem funga o nariz, limpou os olhos e confirmou as suspeitas de seu namorado. Ela sofrerá abusos constantes em sua infância. Guardava o trauma e a dor que tivera por todos aqueles anos. Pelo visto, o poderoso Abílio Soares era bem pior do que se pensava.

Era só a ponta do iceberg que envolvia aquela família. Milena, apesar de assustada e abatida, começou a vomitar os podres que sabia. Ela confiava em Fernando ou via nele a abertura de um calabouço no qual estivera presa por anos. Não pensou em consequências, ela só queria rasgar o peito e deixar que sua alma sangrasse.

Deste modo, ela confessou a real história; o passado que tanto a assombrava. Fernando, estava ansioso para ouvir, contudo, foi até a cozinha a fim de buscar um copo d’água para acalmar sua amada que agora estava consternada e se sentindo a pior pessoa do mundo. No caminho, pegou o celular e colocou no gravador de voz. Precisava de provas sobre aquilo e o relato de Milena seria um ótimo começo para esmiuçar a história e desvendar os mistérios daquela família e punir os culpados por seus crimes.

Milena, começou a contar tudo o que soube ouvindo conversas da sua mãe com uma amiga. Segundo ela, a sogra, dona Laura, não era uma pessoa fácil de se lidar. Ela tinha maldade no coração e era capaz de tudo para conseguir o que queria. Na época, ela estava sozinha com o filho, Abílio, ainda pequeno. Viu a chance de se aproximar do rico Henrique Paiva. Mas ele era casado e muito feliz no casamento. Então, dona Laura se aproximou deles e se fez amiga do casal. E assim ganhou a confiança deles, tramou e armou a morte da primeira esposa do senhor Henrique. Deu-lhe um sedativo e a pendurou numa corda, simulando um suicídio.

Com o caminho livre, dona Laura casou-se com o viúvo e passou a consolá-lo. Ficaram juntos por um bom tempo, mas como a vida é justa e tem seu jeito peculiar de cobrar dívidas, a genitora de Abílio, avó de Milena, morreu após se engasgar com um pedaço de carne bovina. Não havia ninguém para socorrê-la e sua vida se findou ali. Ao chegar em casa e encontrar pela segunda vez a esposa morta, o senhor Henrique nunca mais foi o mesmo. Tornou-se frio, amargo e solitário. Mal sabe ele que aquilo foi um livramento ou quiçá o carma fazendo valer a lei do retorno.

Fernando ouvia com atenção a história contada pela garota. Agora tudo fazia sentido em sua cabeça. Milena terminou com as duras palavras: sou neta de uma assassina e filha de um abusador.

Tais palavras doem no coração de Fernando que não sabe o que dizer para consolá-la. Assim, ele incentiva a jovem a ir até a delegacia e contar tudo o que sabe.

Milena hesita, pois teme o que possa acontecer. É uma decisão difícil. Declarar guerra contra um homem poderoso como o senhor Abílio não é fácil. Ela se desespera e implora a Fernando para manter sua história em segredo. Mas ele insiste que o pai dela deve pagar pelos crimes que cometeu.

Apesar de ser algo tão cruel e asqueroso, Milena não tem como provar e isso a corrói. Ninguém acreditaria nela sem provas. E ela correria um alto risco se colocando contra um político inescrupuloso.

Ela se acalma e encontra repouso nos braços de Fernando. Ele faz cafuné em sua cabeça, deixando seus dedos perpassar os fios longos de seus cabelos. Enquanto isso, ele pensa numa forma de ajudá-la. Mas infelizmente não vem nada à sua cabeça. Ele quer vingança, ele quer justiça, enquanto Milena só quer esquecer tudo o que passou. É muito caro para ela remexer nesse assunto.

Sem concordar, porém, respeitando o desejo da mulher que amava, Fernando não tocou mais no assunto. Ele apenas queria tornar a vida dela mais feliz dali em diante. Vê-la sorrindo, mesmo tendo sofrido durante anos, era um refrigério para ele.

Fernando, era meio cético, mas ainda assim pediu ao universo que a justiça fosse feita de alguma forma. Aquele homem, assim como sua mãe, deveria pagar pelos seus crimes.

Passaram-se meses até que os escândalos de corrupção tomassem uma proporção grandiosa e a polícia federal acabou prendendo Abílio. Bem, essa foi a oportunidade de aumentar sua pena, denunciando- o por abuso infantil.

Milena vestiu-se de coragem e o denunciou. O processo que ela abriu fez com que a polícia investigasse mais profundamente e outros casos de abuso foram descobertos.  Assim, a jovem ficou em paz ao saber que sua atitude ajudou outras garotas.

Fernando jamais pensou que seu talento para a investigação fosse, de fato, colocar um homem como Abílio atrás das grades. Ele decidiu largar a publicidade e investir em sua carreira de detetive. Mas antes, resolveu pedir Milena em casamento.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

O CASAMENTO REAL - Alberto Landi

  O CASAMENTO REAL Alberto Landi  Em uma manhã ensolarada de 22 de maio de 1886, as ruas de Lisboa se encheram de flores e música para cel...