A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

AINDA HÁ TEMPO PARA AMAR - CONTO COLETIVO 2011

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

quarta-feira, 13 de setembro de 2023

A história de Geraldo Silveira - Henrique Schnaider

 


A história de Geraldo Silveira

Henrique Schnaider

 

Geraldo Silveira era uma pessoa muito bem relacionada, nascido em berço de ouro. Seus amigos e parentes eram pessoas da elite e da alta sociedade da cidade de Altamira. Além de tudo, era também muito famoso com o povo pobre, todo mundo o conhecia ou já tinha ouvido falar dele, pois como era metido na política, enganava o povão com muitas promessas as quais não realizava.

Vivia nas campanhas políticas prometendo mundos e fundos aos menos favorecidos. Tendo sido vereador, deputado Estadual e Prefeito de Altamira, na verdade, nunca fez grande coisa alguma para seus eleitores e nem obras de qualquer porte, quando foi Prefeito. Politicagem era o seu grande vício, maroteiras de todos os tipos.

Certa ocasião seus amigos de roubalheira e trambicagem, resolveram fazer um jantar em sua homenagem em virtude de uma obra muito importante para melhoria do esgoto da cidade, que vivia a céu aberto completamente abandonado, sendo os maiores frequentadores do local, os urubus que estavam ali as dezenas.

Também iriam homenageá-lo pela construção e inauguração do novo Hospital da cidade. Assim foi feito e os preparativos do grande jantar prometia que seria uma festa inesquecível.

Chegada a grande noite tão aguardada, dezenas de convidados presentes, todos envolvidos nas falcatruas de Geraldo Silveira, todos homens vestidos na mais fina etiqueta, e as devidas esposas em vestidos de gala.

Dando início a solenidade, o Presidente da Câmara de Vereadores, se alongou num extenso discurso, elogiando seu cupincha Geraldo Silveira por todas as obras de Esgoto realizadas por toda a cidade (na verdade, Geraldo Silveira e todos seus corruptos seguidores é que mereciam estar nos canos de esgoto recém-construídos).

Apesar de ser um tremendo canalha, Geraldo Silveira foi se sentindo cada vez mais envergonhado por tamanha desfaçatez dos elogios que não merecia, pois ali estava presente o seu colega Engenheiro Joaquim Andrade que foi, na verdade, o autor de todas as obras do Esgoto e do Hospital, enquanto foi Prefeito.

E assim de cabeça baixa retirou-se do recinto antes de receber os aplausos que não merecia, para espanto de todos os convidados presentes, sendo que pela primeira vez na vida, agiu como um homem decente olhando para Joaquim Andrade, pediu às pessoas que o aplaudissem, já que ele é que era merecedor de todas as homenagens, saiu do recinto envergonhado deixando seus correligionários completamente perdidos e sem saber o que fazer.

Geraldo Silveira a partir daquela data retirou-se da política e da vida social, vivendo até seus últimos dias na fazenda de sua propriedade.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

O CASAMENTO REAL - Alberto Landi

  O CASAMENTO REAL Alberto Landi  Em uma manhã ensolarada de 22 de maio de 1886, as ruas de Lisboa se encheram de flores e música para cel...