A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

MEU PRESENTE PREDILETO! Dinah Ribeiro de Amorim




MEU PRESENTE PREDILETO!
Dinah Ribeiro de Amorim

  Papai faleceu muito cedo, deixando sozinhos, eu, mamãe e minha irmã, além de certas dificuldades financeiras. Como aprendera costura desde mocinha, mamãe começou a costurar para fora, ganhando confiança e aumentando freguesia em pouco tempo. Fazia de tudo um pouco. Seu sonho era ir aperfeiçoando material e máquinas para confecção. Cada dinheirinho ganho, empregava-o em alguma coisa.
  Não sobrava muito para nós, que namorávamos brinquedos modernos e atraentes só nas vitrines. Nossos coleguinhas possuíam quase todos, e aproveitávamos para usar os deles. Não era a mesma coisa, claro, mas era o que tínhamos.  

  Sabíamos que seu sonho, agora, era comprar uma máquina de overloque, adiantando muito seu trabalho, mas levaria certo tempo para  economizar o dinheiro. Torcíamos muito para que isso acontecesse!

  Qual não foi seu espanto quando soube por Maneco, meu amigo predileto, que eu também tinha sonhos: comprar uma bicicleta azul, igualzinha a do Francisquinho, nosso vizinho da casa ao lado. O menino era  chatinho e, quando estava de boa, deixava-me dar uma volta.

 Pegou suas pequenas economias e deu-me de presente. A quantia exata para comprar uma bicicleta. Fiquei muito contente e corri para a loja, mas, no caminho, havia outra loja: máquinas para costura e confecção. Fiquei super indeciso e confuso: comprar para ela a máquina tão desejada, ou a minha bicicleta tão sonhada!

Situação delicada, envolvendo sentimento de filho, esforço de mãe... Fiquei mesmo sem saber o que fazer!

Finalmente, o amor e a dedicação de minha mãe venceram! Comprei sua tão necessária máquina!

  Valeu a pena ver sua alegria e agradecimento pela minha ação! Dera de coração e não esperava que eu fizesse isso. “Eu estava sendo a recompensa da educação que me dera”. Abrir mão do que é meu para pensar primeiro na necessidade do outro!
  Com o tempo, nossas necessidades foram diminuindo e o trabalho de mamãe rendendo mais frutos. Compreendi que fizera mesmo uma boa ação em todos os sentidos, pois não demorou muito, ganhei de aniversário a minha bicicleta azul.

  Agora, somos dois, Francisquinho e eu, apostando corridas pelo bairro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

Quem era ela? - Hirtis Lazarin

  Quem era ela? Hirtis Lazarin     A rua já estava quase deserta. Já se ouvia o cri-cri-lar dos grilos. A lua iluminava só um tantin...